Instituto Brasileiro de Jogo Responsável lança campanha em defesa da regulamentação do setor de apostas online

04 de novembro de 2024
Instituto Brasileiro de Jogo Responsável lança campanha em defesa da regulamentação do setor de apostas online
Campanha ‘Pra jogar, tem que ter regra’ começa a ser veiculada nesta segunda (4/11) nas versões impressa e online dos principais veículos do país
O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) inicia, nesta segunda-feira (4/11), uma grande campanha sobre a importância da regulamentação do setor de apostas online e os benefícios que a definição de regras claras e transparentes traz para todos: setor de apostas, usuários e sociedade. O IBJR representa 75% desse mercado no país e reúne algumas das principais empresas que atuam mundialmente, com experiência em mercados maduros, como Estados Unidos, Inglaterra e Austrália.
Assinada pela InPress Porter Novelli, a campanha inclui capas em grandes jornais impressos, banners em mídia online e spots de rádio, tendo ainda suporte em peças de branded content em diversos veículos e atividades de PR da agência. O slogan “Pra jogar, tem que ter regra” faz referência a uma das principais causas do IBJR e às normas de regulamentação do setor, previstas para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Entre essas normas, está a obrigatoriedade de que empresas autorizadas pelo Ministério da Fazenda a atuarem no Brasil adotem na internet nova terminação em seus domínios, “.bet.br”. Isso indicará sua legitimidade e uma diferenciação em relação a empresas que utilizam práticas nocivas e ilegais.
Outra nova regra para as empresas do setor, popularmente conhecidas como Bets, é a utilização de ferramentas de reconhecimento facial para impedir que menores de 18 anos apostem. Para proteção dos usuários, haverá nas plataformas ainda de forma obrigatória parâmetros para definição de limites máximos de tempo jogado e gastos com apostas.
Medidas já em uso
O IBJR e suas associadas já adotam várias medidas em prol de um mercado de apostas idôneo, transparente e seguro para o consumidor. Uma delas é a vinculação à Internacional Betting Integrity Association (IBIA), principal voz global em integridade para a indústria de apostas licenciadas, para o compartilhamento de dados sobre atividades suspeitas, detectadas por meio do uso de Inteligência Artificial e cruzamento de dados. A IBIA consolida as informações e, se as suspeitas forem confirmadas, entidades esportivas e autoridades são acionadas.
As empresas seguem ainda um Código Publicitário, elaborado pelo IBJR, visando à divulgação de campanhas conscientes, que evitem o incentivo ao jogo abusivo e respeitem limites financeiros e emocionais dos apostadores.
Ficha Técnica da Campanha – InPress Porter Novelli
Diretor de Criação: Rodrigo Esteves e Alexander Lopes
Redator: João Vereza
Diretor de Arte: Andre Magrinelli, Rafael Uyeda e Paulo Columby
Direção da Conta: Alexandre Freeland e Eduardo Carvalho
Atendimento da conta: Renata Habib (gerente), Luciano Fonseca, Mára Bentes e Luiza Fernandes (consultores)