IBJR – Instituto Brasileiro de Jogo Responsável

IBJR coloca o ‘bode na sala’ para expor os riscos do mercado ilegal de apostas e conscientizar os apostadores sobre a importância das plataformas licenciadas

01 de setembro de 2025

IBJR coloca o ‘bode na sala’ para expor os riscos do mercado ilegal de apostas e conscientizar os apostadores sobre a importância das plataformas licenciadas 

 

Campanha alerta para os prejuízos da clandestinidade, mobiliza autoridades e ensina os apostadores de como identificar operadoras regulamentadas pelo Governo Federal, aquelas com final .bet.br

 

O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) – entidade que reúne as principais operadoras do Brasil e do mundo – lançou neste domingo (31) a campanha “Chega de Bode na Sala”, composta por filmes de TV, spots em rádio, outdoor em aeroporto, ações em redes sociais e um exclusivo hotsite.

A campanha visa orientar apostadores na escolha de plataformas regulamentadas pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), alertar autoridades para os números alarmantes do mercado ilegal e corrigir mitos sobre o setor regulado. Um levantamento da LCA Consultores, a pedido do IBJR, revela a urgência do tema: estima-se que 51% do mercado brasileiro de apostas ainda opera na ilegalidade, expondo apostadores a fraudes, financiando atividades ilícitas, deixando de recolher impostos e gerar empregos.

Criada pela agência We, a campanha será veiculada entre setembro e dezembro de 2025 e utilizará a expressão popular “bode na sala” para simbolizar um problema óbvio e incômodo, mas que muitos insistem em ignorar: as bets clandestinas.

“O bode na sala representa um problema que muitos veem, mas que precisa ser enfrentado de forma direta. As bets clandestinas são um risco para o apostador, que não tem a quem recorrer em caso de fraude, e um prejuízo para a sociedade, pois não geram impostos que retornariam como benefícios para a população”, destaca Fernando Vieira, Presidente Executivo do IBJR, “A campanha leva essa discussão para o grande público, promovendo educação, conhecimento e alertando as pessoas das maneiras de como reconhecer as plataformas regulamentadas pelo Governo Federal e assim se proteger de golpes”.

Filmes na TV e spots em rádio

Na TV aberta, os vídeos de 30 segundos serão exibidos em São Paulo e Brasília, com versões reduzidas de 15 e 10 segundos para digital, e um filme de 1 minuto exclusivo para Brasília, que também terá veiculação de OOH. O rádio terá inserções em São Paulo, enquanto o conteúdo em redes sociais terá abrangência nacional.

Dentre os temas abordados na campanha estão a proteção a menores de idade, lavagem de dinheiro e integridade esportiva.

  • Acesso de menores: como as bets clandestinas impactam crianças e adolescentes

A campanha alerta para o risco de plataformas clandestinas serem acessadas por menores de idade. As peças explicam de forma clara que enquanto as bets regulamentadas pelo Governo Federal, aquelas com final .bet.br, exigem verificação de documento e reconhecimento facial, as clandestinas permitem livre acesso.

  • Lavagem de dinheiro e fraude: prejuízos ao apostador e a toda a sociedade

As bets clandestinas não apenas colocam em risco o dinheiro do apostador, que pode desaparecer sem aviso ou suporte, mas também alimentam o crime organizado e são usadas como instrumento de lavagem de dinheiro. Sem qualquer regulamentação, essas plataformas movimentam recursos de forma ilícita. A campanha esclarece que nas bets regulamentadas pelo Governo Federal há sempre a certeza de que o apostador receberá seu dinheiro e terá suporte em qualquer instabilidade. Além disso, todas as operações são monitoradas para prevenir fraudes e lavagem de dinheiro, garantindo transparência e segurança.

Para dar forma ao conceito, a agência We recorreu a uma metáfora visual, tornando o tema mais próximo e compreensível. “Buscamos um recurso criativo que demonstra, de maneira literal, como as apostas clandestinas podem invadir o cotidiano das pessoas”, comenta Carlos Schleder, diretor executivo de criação da We. Segundo Kleyton Mourão, também diretor executivo de criação, o diferencial da ação está em gerar um debate até então inédito. “Ignorar o problema não provoca diálogo, e sem ele não há solução. Esta é a primeira iniciativa que coloca o tema das apostas clandestinas na pauta nacional, e evidenciar como essa questão é fundamental para promover transformações concretas”, acrescenta.

Redes sociais e hotsite exclusivo

A campanha também ganha desdobramentos importantes no ambiente digital. Junto com o lançamento, o IBJR estreia seu Instagram oficial (@IBJROficial), que será utilizado para disseminar informações, tirar dúvidas dos usuários e conscientizar sobre os riscos das bets clandestinas e demais informações do setor.

O hotsite Betalert, que estará hospedado no site da entidade (www.ibjr.org.br), oferecerá uma experiência interativa para quem quer apostar com segurança. Nele, o apostador pode digitar a URL de qualquer site de apostas e descobrir imediatamente se a plataforma é regulamentada ou não pelo Governo Federal. Além de verificar a legalidade do site, o Betalert fornece dicas de como diferenciar uma bet licenciada de uma clandestina, tais como exigência de reconhecimento facial, checagem de documento e aceitação dos meios de pagamento –  cartões de débito e pré-pago, PIX ou TED.

Avaliação da Campanha

O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), em parceria com a Provokers – empresa especializada em pesquisas de mercado e opinião pública – realizou um pré-teste da campanha com cerca de 1 mil pessoas, entre apostadores e não apostadores, de todos os Estados do Brasil.

O estudo obteve altos índices de aprovação e de destaque da campanha se comparada às estratégias tradicionalmente utilizadas no meio publicitário: 78% dos entrevistados apontaram credibilidade no conteúdo, sinalizando uma percepção positiva generalizada e 77% a avaliaram como altamente agradável.

A pesquisa confirmou ainda que o recurso narrativo do “bode na sala” foi eficaz e didático. As cenas com o personagem foram as que mais despertaram interesse, ajudando a trazer leveza a um tema complexo.

Sobre o IBJR

O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) foi fundado em 2023 e reúne as principais empresas de apostas do Brasil e do mundo. Sua missão é construir um ecossistema de apostas online íntegro, sustentável e responsável, sempre defendendo um mercado regulado.

A atuação da entidade se baseia em dois pilares essenciais: o combate ao mercado ilegal e a promoção do jogo responsável. Acreditamos que uma regulamentação eficiente é fundamental para impulsionar o setor, fortalecer a economia e garantir segurança tanto para apostadores quanto para operadores. Por isso, trabalhamos ativamente para enfrentar as bets ilegais, que operam à margem da lei, prejudicam a indústria e colocam em risco toda a sociedade.

O IBJR tem entre seus membros as seguintes operadoras: A2FBR, Alfa, bet365, BandBet, BetBoom, BetMGM, Betnacional, Betsson Group, Entain (Sportingbet e Betboo), EstrelaBet, Flutter Brazil (Betfair), Kaizen Gaming (Betano), KTO Group, Novibet, Skill on Net (Bacana Play e PlayUzu) e Todos Querem Jogar (Bet do Milhão) e as associadas: OKTO, Better Collective, Clever Advertising, OneKey Payments e GeoComply.

 

FICHA TÉCNICA

TÍTULO CAMPANHA: Chega de bode na sala

 

CLIENTE: Instituto Brasileiro de Jogo Responsável – IBJR

PRODUTO: Institucional

 

AGÊNCIA: We
CEO:
Fabio Rosinholi
CCO:
Armando Araújo
ECDs:
Carlos Schleder | Kleyton Mourão

DIRETORES DE CRIAÇÃO: Paulo Almeida | Otavio Mastrogiuseppe
REDATOR:
Guigo Oliva

DIRETOR DE ARTE:  Bruno Barco

ATENDIMENTO: Lucia Oliveira | Debora Liberti | Julianna Vergilio
PLANEJAMENTO:
Gisela Toledo | Renato Sapiro |

MÍDIA: Gustavo Gaion | Julio Campos | Renato Poletto | Renan Cano
HEAD DE PRODUÇÃO:
Thais Possatti
PRODUTORES:
Juliana Soares | Luana Rodrigues | Fernando Leal

Conteúdo: Fabiana Lopes | Ana Oki | Cleber Ferreira | Danilo Barbara | Murilo Monteiro | Caio Murbach

PRODUÇÃO GRÁFICA: Alexandre Borges
PRODUTORA:
Barry Company
DIREÇÃO DE CENA:
Laga Villanova

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Fabio Politi

DIREÇÃO DE ARTE: Daniel Miragem
DIRETORA EXECUTIVA:
Krysse Mello

PRODUTORA EXECUTIVA: Renata Correa
ATENDIMENTO: Daniela Silva

FIGURINISTA: Domingos de Alcântara

MAQUIADOR: Fabiana Mizukami

COORDENAÇÃO DE PÓS: Ale Cois | Sabrina Comar

FINALIZADOR: Bruno Magosso
MONTAGEM:
Jean Battistini